quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escoteiros do 70º G.E.R.P. realiza campanha de combate às Hepatites virais

Os Escoteiros do RN realizaram no último final de semana 28 e 29 de julho uma ampla mobilização em todo o Estado pela prevenção as Hepatites Virais. Fruto da parceria entre a UEB RN e a Secretaria Estadual da Saúde Pública, aproximadamente 5 mil escoteiros associados cooperaram com a divulgação da vacina contra a doença. Sendo pioneiro na iniciativa de trazer membros do Movimento Escoteiro para essa ação social, a Secretaria de Saúde ampliou sua mobilização contra uma dos piores doenças que afetam nossa sociedade. O Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) está coordenando a campanha para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, que acontece no próximo dia 28 de julho. Este ano a ação contará com a parceria da União dos Escoteiros do Brasil (Regional do RN). Por meio de um Termo de Cooperação celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a União dos Escoteiros do Brasil - RN, o Programa vai contar esse ano com o apoio de seis mil escoteiros para o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites.
Além se fazerem parte do público alvo da campanha de imunização contra hepatite B, os escoteiros irão atuar como agentes mobilizadores em suas comunidades, onde serão multiplicadores de informações sobre a importância da prevenção e perigos das hepatites virais A, B, C, D e E.
A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser causada por vírus, reação ao álcool, drogas e medicamentos, ou ainda autoimune, quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los. Há vários tipos de hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns. Os postos de saúde e as Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento gratuito aos pacientes. Entretanto, é preciso seguir fielmente o tratamento e tomar a medicação prescrita pelo médico.
O Estado está abastecido com 200 mil doses de vacina, disponíveis em todos os postos de saúde, além de 1.500 testes rápidos para diagnóstico da hepatite nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Atenção Especializada (SAE) e hospitais de referência (Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco).
Através da divulgação em redes sociais durante toda a semana os escoteiros se prepararam e saíram às ruas para o Dia “D” de Combate as Hepatites. Alertando a população sobre a prevenção e a importância da vacinação nos seus 3 estágios, os escoteiros de mais de 50 Grupos visitaram escolas, entidades, empresas e toda a comunidade em mais de 20 cidades do Rio Grande do Norte.
Na alegria da formação de melhores cidadãos e da construção de um mundo melhor, a Diretoria da UEB-RN parabeniza mais uma ação social dos Escoteiros do nosso estado e o 70º Grupo Escoteiro Rio Piranhas, agradece a presença dos que participaram dessa atividade tão importante para a cidade.