segunda-feira, 14 de junho de 2010

12 de Junho Comemoração em Todo o Brasil dos 100 de escotismo.

Unidos em todo o Brasil, todos os Grupos de Escotiros, as 20:00 horas em ponto, acenderan a fogueira e juntos comemoraram os 100 anos de escotismo em um Fogo de Conselho. Denominada atividade nacional todos os Grupos Escoteiros do Brasil realizaram a mesma cerimonia e celebraram juntos os 100 anos de escotismo em nosso país.




-Baden Powell, ao criar o Fogo de Conselho se inspirou em rituais semelhantes. Os índios americanos faziam reuniões em torno das fogueiras, para comentar seus feitos do dia, suas aventuras e suas preocupações. Era ali, que eram tomadas as grandes decisões. Já na África, aparecia a figura do "contador de histórias", o homem que sabia de cór toda a história da tribo e era o guardião de todas as tradições. Era ele quem, nas horas importantes, relembrava os exemplos mais adequados.
-Para o Escotismo o Fogo de Conselho é uma reunião noturna, em que todos se reúnem para se divertir, cantar, representar peças ligeiras, danças folclóricas , refletir ou aprender algo novo, iluminados pela luz de uma fogueira. Essa atividade é uma forma de restabelecer o equilíbrio, após a excitação provocada por um dia cheio de empreendimentos mais ou menos esgotantes. É uma reunião parar rir, cantar, jogar alegremente em ambiente fraterno.

-A fogueira do 70º Grupo de Escoteiros Rio Piranhas, foi realizada ao lado da Igreja Matriz de nossa cidade, e teve a participação do 15º Grupo de Escoteiros Vale Sobrinho de Caicó-RN, do 30º Grupo de Escoteiros do Ar Caicós de Caicó-RN e do 51º Grupo de Escoteiros Mandacaru da cidade de Currais Novos, juntos e unidos fizemos nossa comemoração com muito sucesso.